quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

TEMÁTICA APRESENTADA PELOS PCNs

Santana, Érika

            Projeto meu livro: Ciências Naturais, 5º ano: ensino fundamental / Érika Santana, Rodrigo Balestri. – São Paulo: Escala Educacional, 2004.

Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

            Esta temática nos permite apresentar com clareza os aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais presentes no livro escolhido em seu capítulo 4, Preservação do Meio Ambiente.

            Os itens estudados neste capítulo que contemplam os conteúdos conceituais são: “Alguns problemas ambientais ( desmatamento, queimada e ameaça de extinção de algumas espécies animais ).

            O item que contempla os conteúdos procedimentais é: Cuidando do meio ambiente.

            O item que contempla os conteúdos atitudinais é: Projeto Plantando Árvores 

 

RELATÓRIO:

            Em relação ao desmatamento os autores introduzem o assunto com o tema AMAZÔNIA EM PERIGO a partir de informações cedidas pelo Instituto de Pesquisas (INPE) mostrando o desmatamento de parte da floresta Amazônica.

            Em seguida parte para a conceituação dos itens a ser discutidos, quais sejam:  Desmatamento, queimada e ameaça de extinção de algumas espécies animais. Apresenta ainda dados relevantes sobre os municípios mais atingidos alem de sugerir pesquisa de vocabulário, breve questionário e socialização dos conteúdos.

            Os procedimentos observados dizem respeito à sugestão para conversas sobre o assunto com os colegas, relatos de experiências para em seguida questionar sobre que atitudes os alunos tomariam para cuidar do meio ambiente.

            Por fim, são apresentadas várias instituições que cuidam do meio ambiente, parques nacionais que se destinam a fins educativos e científicos, como também o projeto plantando árvores; este, parte de indagações que refletem a relação dos alunos com o cuidado com as árvores, sugerindo ainda visitas ao órgão competente da sua cidade para adquirir mudas e receber orientações sobre o plantio e cuidados adequados.

            As ilustrações fazem um forte apelo visual que ajudam bastante na compreensão do assunto abordado.

 

BIBLIOGRAFIA:

 

Santana, Érika

            Projeto meu livro: Ciências Naturais, 5º ano: ensino fundamental / Érika Santana, Rodrigo Balestri. – São Paulo: Escala Educacional, 2004.

 

B823p Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Resenha do livro: “QUANDO EU VOLTAR A SER CRIANÇA”

Felipe Beserra do Vale

Ronnáli da Costa Rodrigues.

Graduandos do Curso de Pedagogia na Faculdade Mauricio de Nassau

 

 

Livro de JANUSK KORCZAK, que viveu no gueto de Varsóvia, onde ficou confinado com 200 crianças, pelo fato de ser judeu. Esse livro é um relato de um educador que na idade adulta volta a ser criança. As experiências vivenciadas por ele, passa ser como criança junto a sua família e convivência escolar.

O seu objetivo com suas palavras envolventes são nos levar a entender, ou pelo menos, procurar entender a cabeça de uma criança. No relato, fica claro que as atitudes dos adultos são de grande importância na vida de uma criança.

O autor sente várias sensações, como: o medo, a liberdade, tristeza, alegria, encantos e desencantos. Como qualquer outra criança sente no seu dia-a-dia. Ao descrever os seus sentimentos de menino, o autor usa uma metáfora muito conveniente, o autor diz o seguinte: “A criança é que nem a primavera. Ou tem sol, tempo bom, tudo é alegre e bonito. Ou de repente vem tempestade, relâmpago, trovões, raios que caem”. E fazendo analogia com os sentimentos dos adultos ele cita: “Já o adulto é como estivesse dentro do nevoeiro envolto numa triste névoa. Não tem grandes alegrias, nem grandes tristezas...”. Esta metáfora é interessante, pois realmente a criança é assim ou ela está radiante, feliz ou do contrário ela está triste. E os adultos nós nunca sabemos seus verdadeiros sentimentos vivem envoltos em sua névoa de fingimento e não deixam transparecer as suas verdadeiras emoções.

Esse livro traz muitas reflexões necessárias para quem deseja trabalhar na área de educação. Os adultos costumam tratar as crianças como seres inexistentes, que não tem vez nem voz. Onde tudo que elas sentem ou falam não tem a menor importância e quando através de atitudes buscam chamar a atenção de alguma forma, logo o adulto a repreende e a ridiculariza sem se importar se ela está na frente de seus amigos ou colegas. É triste saber que atitudes como esta é freqüente na vida de muitas crianças nos dias de hoje, onde se prega os Direitos da Criança e do Adolescente.

Essa experiência nos mostra que as ações dos adultos afetam as crianças de uma forma bem significativa. Existem muitos educadores que tratam as crianças como se elas não tivessem idéias interessantes, que o que elas falam não tem significado, sabemos que não é bem assim, elas tem muita sabedoria e uma complexidade que alguns adultos não tem.

Nesse sentido, é que Janusk quer mostrar sua figura dramática de volta a infância como um momento de reflexão, só quando formos capazes de nos colocar no lugar de uma criança para ter a noção do tamanho das experiências que elas vivenciam no dia a dia. Em vários momentos simplesmente ignoramos as crianças, não damos atenção a suas dúvidas e a maior parte do tempo estamos cobrando algo delas, não paramos para refletir que elas também têm desejos, vontades e sonhos. Apenas enxergamos nossas crianças quando elas nos causam algum tipo de aborrecimento.

Partindo desse pressuposto, podemos observar nos momentos de lazer, crianças cheias de energia e entusiasmo usando todo tempo e espaço possível para desenvolver suas brincadeiras que na maioria das vezes são interrompidas por adultos que não dão a devida atenção à liberdade que a criança necessita de se movimentar.

        Portanto, todos aqueles que almejam trabalhar com crianças deveriam ler o livro e perceber que as crianças pensam igual e muitas vezes até mais profundamente que os adultos. O universo infantil é muito rico e contribui em grande parte para a formação de todos com quem eles convivem.